O blog PARASITA FILES junto com o blog xfavelagrindx , realizou esta semana uma "entrevista split" com Afonso e Souza , respectivamente baterista e baixista do SUBCUT.
(BPF = Perguntas do blog Parasita Files)
(xTimx = Perguntas do blog xfavela grindx)
Blog Parasita Files : E aí Afonso e Souza, tudo certo? Nos conte qual a proposta da banda, e como foi o início. Porque Grindcore Inferno?
Souza : Proposta....na minha forma de pensar a proposta da banda é expressar aquilo que estamos pensando e sentindo.... não temos a felicidade em relatar coisas boas em nossa letras, sendo que vivemos em um mundo caótico, podre, fudido como tudo.....E grindcore inferno é a maneira que gostamos de tocar, rápido, sem meio termo, extremo ,nihilista... Já o inicio da banda, deixo a cargo do Afonso....ele ta no corre do inicio até então.
Afonso : SUBCUT foi formado em 1995 e somente eu permaneço da formação original. O começo, como que para todas as bandas, foi difícil, apesar de vários obstáculos, estamos ae, ativos e produtivos até hoje, ininterruptamente. Nós temos como principal motivação, continuar a expor nossos sentimentos e vivências. Porque Grindcore Inferno? O som e a atitude falam por si mesmos.
BPF : Vocês começaram pelo punk certo? Como foi esta mudança até chegar ao grindcore?
Afonso : Totalmente natural. A coisa foi acelerando de tal modo que esta ai o que fazemos hoje...
Souza : Meu !!!!!! Estou na banda já tem uns 6 prá 7 anos... Antes de tocar no SUBCUT, eu conheci a banda e o próprio Afonso na época de transição do crust p/ grind, das demos (regression / institucionalizado) , eu vejo essa mudança como uma coisa natural , pelo menos pra mim, sempre que tem um integrante novo já é notável uma mudança, isso fez com que tivesse tal mudança de estilos no decorrer dos anos .
BPF : Qual a maior influência de vocês? Tanto no punk como do grindcore.
Afonso – A vida... e musicalmente falando, tudo o que me instiga.
Souza - Poderia dizer maiores... São várias... tais como: 7Mon, Agathocles, Disrupt , ROT, Trauma Acustico, Varukers , Battle Of Disarm, Hellnation, Wolfpack/Wolfbrigade, Anti-Cimex, Black flag, entre outras…..
BPF : Nos fale um pouco sobre os próximos lançamentos:
SUBCUT/NO MAS NO/HOMICIDE - 3 way CD
SUBCUT/DISPEPSIAA - Split EP
Souza - A 3way cd quem está na dianteira desde o inicio da negociação é o Afonso, fico sabendo das novidades desse lançamento através dele... Já o split com o DISPEPSIAA, ocorreu através de uma das conversas que tenho com o Rafael(bat/Dispepsiaa) por msn... Surgiu a idéia dele de dividir um split entre as duas bandas, achei fudido, mas ainda não sabíamos em que formato seria.. Como nós aqui não estávamos com tempo prá procurar um selo pra soltar o mesmo, ele perguntou se poderia enfiar a cara e procurar por conta dele... Demos liberdade prá ele fazer o que achasse melhor... Em uma semana ele me manda um recado no myspace dizendo que tinha arrumado um selo pro lançamento... Mas o cara do selo só poderia soltar o material somente no ano que vem... Como eles já estavam com o material gravado, ele achou melhor correr atrás de outro... Achei loucura da parte dele, já que está foda soltar material nos tempos de hj... Pois bem, em poucos dias ele manda outro recado dizendo que fechou com um selo americano (RESCUED FROM LIFE), e o cara quer fazer o lançamento esse ano ainda, mas ainda não sabemos quantas copias serão feitas e outros detalhes de gráfica e tal... Estamos prestes a entrar em estúdio prá gravar os sons pra esse lançamento. O Rafael me mandou dois sons que fará parte do split, posso afirmar que vai ser um split no mínimo INSANO.
Afonso : A 3 Way saíra por dois selos mexicanos, quem esta agilizando isso é o Carlos do NoMasNo (México). Em principio seria SUBCUT (bra) / NoMasNo (mex) / Dr.Zaius (chi), mas como o Dr.Zaius embassou pra mandar o material, o Carlos colocou o Homicide de Florianópolis. Espero que saia ainda em 2008. Quanto ao split EP com os manos do Dispepsiaa, saira nos U$A pelo Rescued from Life Recs e o Rafael (batera) que descolou o selo, ainda não gravamos nossos sons e a idéia é ainda mandar esse ano o material pro selo.
BPF : Este ano (2008) vocês lançaram o CD "Contra fatos não há argumentos". Como qualquer banda underground, não é fácil conseguir gravar um disco. Como foi a correria para a gravação? Lances como dinheiro e o estúdio.
Souza - Velho!!!!! Para uma banda underground nada é fácil, não sei se algum de vcs que elaboraram a entrevista participa de alguma, mas pro SUBCUT é tudo difícil. Desde cotidiano de ensaios, familia , shows pra fora, trampo de cada um... Mas estamos plenamente certos de tudo isso, não estamos nessa de ingênuos, mas é por causa disso que torna as coisas no SUBCUT mais prazerosas. Tudo conquistado na raça, no esforço mesmo, na correria de ir tocar pra fora, chegar em Prudente e só ter o tempo de tomar um banho e ir pro trampo enfrentar 10 a 12 horas de correria no trabalho, pra no outro final de semana fazer outro corre... No lance de gravação nós temos o know-how de ter uma flexibilidade com o estúdio de gravação, onde o proprietário nos deixa super à vontade no estúdio e tal. Agora o lance de grana de gravação é grana que tiramos das contas de casa mesmo, depois se vira nos 30 prá cubrir. (risos)
Afonso : Felizmente após esses 13 anos de banda, a gente conquistou um certo respeito perante a cena punk/hc/grindcore, tanto nacional como mundialmente falando, então sempre temos convites para lançar nossos materiais. Apesar da demora em sair o cd, ele foi finalizado em 2007, alguns contratempos e tal, resolvemos deixar a cargo do Alex Strambbio (Cut Throat Recs/Bucho Discos) ao qual já lançou dois splits nossos. Nisso o Renam da Terrotten Recs abraçou a parada também e daí a bagacera...... Gravamos e mixamos ele aqui em Prudente, no Studio Groove e a masterização foi feita no DaTribo em sampa. Em relação a custos, suamos pra pagar o estúdio.
BPF : Sobre a troca de mp3, informação e divulgação na internet, o que vocês acham disso?
Afonso : A internet se tornou uma forma de divulgação totalmente rápida e barata. Atualmente ela se torna necessária para uma banda divulgar seu trabalho, com isso mais pessoas terão acesso. Não vejo a troca de mp3 como algo negativo, pois vc poderá baixar os sons e se você realmente curtir, acaba comprando o material original. Quem realmente se fode com isso são as grandes gravadoras que lançam cds à preços elevados. Ainda não caiu a idéia que você pode comprar direto com a banda e com isso pagar bem mais barato. Nessa cena que nós nos enquadramos é o que acontece, você pode comprar cds nacionais de 10,00 a 15,00 e gringos por 20,00 a 25,00, e pode ser mais barato ainda.
Souza : Cara, não tenho nada contra mp3 não... Eu faço aqui meus donwload, mas por mais que vc está ouvindo ali aquele mp3 e tal, puta gravação, material foda e tal... Não vai me satisfazer como se eu estivesse com o play na mão. Não sei se todos pensam dessa forma, mas não tenho nada contra, prefiro pegar o play na mão, ver o encarte, sacar a arte gráfica, tudo isso o mp3 não lhe oferece. Informação muito rápida e dinâmica, bacana isso, e a divulgação na internet é perfeita nos dias de hj, já que maior parte do publico dessa “cena” tem acesso a internet.. pq a tempos atrás, era tudo na base da carta social. Correio todos os dias tentando tapear a tia do guichê, tentando mandar algo que não podia mandar em envelope comum (risos).
BPF : Conte-nos sobre os shows, qual é o melhor que vocês já tiveram?
Souza : Vixi....foram muitos legais e marcantes. Vou tentar lembrar de alguns: Campinas (com o RATTUS) foi do caralho, em Londrina com o Moder Suicide Pact (EUA), em Diadema com o D.Z.K. , em Joinville Splatter Night.. “MAIOR FESTIVAL DE MUSICA EXTREMA DO BRASIL”, a primeira vez no Caffeine (SP), em Prudente segundo show nosso com o Kid nos vocais aqui em Prudente foi foda... todos os shows em Maringá são demais. Em Marília com o I Shot Cyrus, Cuiabá também foi um corre legal de fazer...entre muitos outros que foram bacana.
Afonso : Kacete veiio... Os shows sempre são legais, principalmente pela amizade, mas esses últimos shows num prazo de dois anos, estão sendo os mais fodas que tocamos.
xTIMx : Emendando a pergunta do nosso amigo Samuel, o que acharam de tocar em Campo grande o ano passado?
Afonso : Foi a nossa primeira ida a Campo Grande e foi foda. O Enrique e o Arthur deram um puta suporte, bem como o Xitus e o Juberto. Foi legal conhecer a cena de vocês e as bandas que tocaram com a gente.
Souza : Porra mano... Nunca o SUBCUT tinha tocado em Campão, foi tudo perfeito. Muitos amigos (velhos e novos), brejas geladas, ressaca no dia seguinte. Pena que não pudemos ficar pro dia seguinte pra conhecer mais a cidade e as pessoas, porque agente tinha que tocar em Ilha Solteira no domingo.
xTIMx : Na sua opinião, você acha que a cena Grind core do Brasil representa em qualquer lugar que for?
Afonso : Sim, sem dúvida. Não só as bandas grinds, mas num todo, bandas crust, punks, hc´s, metal (thrash/death/tradicional). As bandas brasileiras, novas ou antigas são fodas veio...
Souza : Meu!!!! Sem sombra de dúvidas. Na minha opinião o Brasil é um berço das melhores bandas de grind, nós já tocamos com diversas bandas gringas, daí vc faz uma comparação das gringas com as daqui.... os brazucas não ficam pra trás em nada....
xTIMx : Tenho aqui o Split de vocês com DISTURBANCE PROJECT, diga-se de passagem, excelente material, quem deu uma força pra rola esse barulhera dupla?
Afonso : Na verdade, esse CD era pra ser um split ep e quem lançaria era o Danilo (vocal Entrails Massacre), mas na hora H, mijou pra trás e o Gerardo (DP) já agilizou a Vomit Noise dos U$A pra lançar, só que daí o cara queria que fosse em cd. Sem problemas, gravamos mais alguns sons e mandamos pro Rob. Ele finalizou toda a parada e lançou.
Souza : Esse split a principio foi uma idéia do Afonso, que intimou o Gerardo pra soltar um split com o DENAK, mas como o mesmo já tinha acabado, o Gerardo sugeriu o D.P... Rolou vários contratempos em relação a selos, e formatos, mas o corre todo de soltar quem viu foi os mano da Espanha.
xTIMx : Vocês já tocaram em vários lugares do Brasil, mas tem algum lugar que o SUBCUT ainda não conheceu e deseja conhecer?
Afonso : Porra veio, muitos...O Brasil é muito grande. Infelizmente não podemos fazer todo o role que gostaríamos, mas aos poucos vamos avançando mais e mais na distância.
Souza : Vários.. norte e nordeste, pro sul fomos no máximo até Joinville, mas seria muito foda poder descer mais.... Mas como no SUBCUT nada é fácil, e o Brasil é muito grande... ai vai ser com o tempo e correria...
xTIMx : E o SUBCUT na gringa, pode estar próximo esse role, ou por enquanto não pretendem?
Afonso : Já houve uma oportunidade em 2000 em agilizarmos isso, mas como naquela época a formação teve umas mudanças, deixamos quieto... Neguinho chamando pra ir tem de monte, mas se pintar algo legal, é claro que iremos.
Souza : Cara... pra mim é um sonho, sair daqui e conhecer outros países, outras culturas, poder conhecer os amigos pessoalmente, não só pela internet. Já rolou convites, a tempos atrás mas infelizmente não foi possível a ida.... Há um mês, fizemos duas datas com o ONANIZER (Rep.Tcheca), daí na despedida deles, o ROMAN(tico) (risos) disse meio português, inglês e espanhol, que esperava uma tour do SUBCUT na Europa, e no Obscene Extreme (maior festival de musica extrema) de lá, mas quem sabe....
xTIMx : Uma pergunta que sempre quis fazer para um cara que tem banda de Grind, hoje em dia, da pra se viver de Grind?
Afonso : Veio, não se tratando somente de grindcore ou musica extrema, mas se você pensar no underground como um todo e tentar viver dele, acho que você até consegue por um tempo presente, principalmente na gringa, mas em se tratando de futuro, de como será daqui a alguns anos, acredito que não. A loucura do momento é massa, mas é a responsa do futuro.
Souza - Só se quiser fazer regime...(risos). Eu vejo como impossível. Você vê bandas fazendo um puta corre por aí a fora, aí vc pensa.. porra , esses caras não trampam não???? Daí vc vai ver cada um é técnico de som de tal banda, outro é roadie, outro trampa em estúdio de gravação... ai vai.. mas viver só do grind acho impossivel...
xTIMx : De todos os sons lançados, qual teve mais retorno, aquele que a galera compro mais, comento mais, ou seja, que a galera pirou mesmo.
Afonso : Cada um teve seu momento, desde as demo ate os vinil e os cds. Mas atualmente a banda esta mais conhecida, então acho que o momento atual é o que esta mais produtivo e reconhecido da banda.
Souza - Putzzz .... é difícil dizer. Mas o cd surgiu uma expectativa muito grande tanto da nossa parte como das pessoas que curtem o estilo e nos conhecem como banda... mas os materiais anteriores, se vc encontrar alguma copia em alguma banca, pega.. pq talvez vc não vai ter outra oportunidade de encontrar, ou só na gringa... como já achamos alguns sendo vendidos como raridade....
xTIMx : Afonso, o Bar SQUATT lhe rendeu boas hístorias? Cite uma para gente?
Afonso – Rapaizzz, o Squatt foi um divisor de águas pra galera daqui da cidade na época. Muita coisa foi vivida naquele um ano e meio. Com certeza a melhor coisa que aconteceu lá foi que, lá conheci minha esposa. Fiz vários amigos e muito inimigos, e ainda to com o nome sujo por causa dele...hehehehehe
Souza - Eu não era dono do bar, mas eu fiz parte dele desde o inicio, da reforma até o encerramento..... Historias tem de sobra, e muitas são motivos de risos entre nós até hoje.... de bandas boas que por lá passaram, e de amigos que fizemos por causa do bar.... até SKINHEAD “nordestino”já colou por lá...ahhahah..... acontece que tudo o que aconteceu ali dentro ficou marcado na vida de muita gente que ali freqüentava...
xTIMx : Eu, xTIMx do xfavela grindx, e o Samuel do Parasita Files, desejamos boa sorte ae nas correrias de vocês, dia 15 tem show aqui em Campo Grande , a galera que nunca assistiu o show de vocês, que vai assistir, vai pirar, com certeza! Nos deixe uma mensagem com a verocidade dos blast beats !
Afonso : Valeu ae Tim e Samuel, obrigado pelo espaço ae. Dia 15 de novembro estaremos ae em Campão....
Souza : OBRIGADO MANOS...pela iniciativa da entrevista, nos sentimos honrado com o convite, estamos anciosos pro show do dia 15 aí, rever os maloqueros de Campão... Prá encerrar,gostaria de deixar bem claro aqui.. NÃO SOMOS OS DONOS DA VERDADE ABSOLUTA..... ELA NÃO EXISTE... o que foi dito aqui é o que pensamos e o que sentimos e não deixamos de expressar jamais isso.... caso alguem questione algo que foi dito aqui é só nos trombar nos corre, ou qualquer lugar que seja... e se alguem quiser nos adicionar como contatos fiquem à vontade...ABRAÇO A TDS.... NOS VEMOS NO CORRE.....
Subcut é : Souza (baixo e voz) , Helder (guitarra e voz) e Afonso (bateria e voz)
Comunidade no orkut : clique aqui
Myspace : www.myspace.com/subcut
Myspace do Souza : www.myspace.com/andre_souza
Fotolog do Subcut : www.fotolog.com/sub_cut
Fotolog do Subcut : www.fotolog.com/subcut_grindcore
Email : souzacrust@hotmail.com
Videos : http://www.youtube.com/user/subcutgrindcore
1 comentários inúteis:
Eu estava no show que rolou em cuiabá, comprei uma peita e tudo mais, so não pude comprar um cd ou algo assim por falta de grana, mas o show foi foda e a entrevista também, está foda samuca mandando bem hein!
:D
Postar um comentário